Unidade Residencial


  
 
Unidade Residencial    Esta resposta social está direcionada para jovens e adultos portadores de deficiência que se encontrem, temporária ou permanentemente, impedidas de residir no seu meio familiar,  por motivos vários.

É missão da UR promover o alojamento e a prestação de cuidados individualizados e personalizados a pessoas com deficiência e/ou incapacidades, com vista a satisfazer as suas necessidades de acolhimento, funcionais e de reabilitação, contribuindo para a sua autonomia e qualidade de vida.
 
Neste sentido, são desenvolvidas atividades que promovam a participação no quotidiano da residência, a socialização e as relações interpessoais, bem como o reconhecimento de regras e rotinas.

As ações desenvolvidas passam pela participação, consoante as capacidades de cada cliente, em atividades da vida diária (AVD). Assim, os clientes contribuem para a limpeza e arrumação da UR, auxiliam nas várias tarefas da lavandaria e, por vezes, ajudam na preparação do lanche ou na confecção de sobremesas.

A participação nas AVD são desenvolvidas aos fins de semana e, aos dias de semana a partir das 17h, uma vezes que até a essa hora estão integrados no CAO.