Áreas de Intervenção


  
 
CAO - Centro de Atividades Ocupacionais  

CAO - Centro de Actividades Ocupacionais


Esta resposta social apoia jovens e adultos, com mais de 16 anos, portadores de deficiência intelectual grave ou profunda, que não reúnam condições de aplicabilidade de um programa de emprego protegido ou de um programa de formação profissional. É missão do CAO assegurar o bom funcionamento das diferentes áreas ocupacionais que promovam o bem-estar dos clientes e facilitem a manutenção e ou evolução das capacidades pessoais.
     
UR - Unidade Residencial  

UR - Unidade Residencial


Esta resposta social está direcionada para jovens e adultos portadores de deficiência que se encontrem, temporária ou permanentemente, impedidas de residir no seu meio familiar,  por motivos vários. É missão da UR promover o alojamento e a prestação de cuidados individualizados e personalizados a pessoas com deficiência e/ou incapacidades, com vista a satisfazer as suas necessidades de acolhimento, funcionais e de reabilitação, contribuindo para a sua autonomia e qualidade de vida.
     
EEE - Escola de Ensino de Especial  

EEE - Escola de Ensino Especial


É missão da EEE apoiar crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais de caráter prolongado, residentes no Concelho da Amadora, maximizar as potencialidades dos alunos, com vista à sua integração escolar e social e fornecer-lhes o máximo bem-estar possível e ainda, informar, orientar e apoiar as famílias, através da transmissão de um suporte emocional.

 
 
IP - Intervenção Precoce  

IP - Intervenção Precoce


A IP pretende promover o apoio integrado a crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções e estruturas do corpo ou em risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como às suas famílias, através de ações preventivas e reabilitativas, com vista a potenciar o seu desenvolvimento. Esta resposta social pretende, com a sua prática diária, assegurar as condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, bem como promover a qualidade de vida destas crianças e respetivas famílias.

     
CRI - Centro de Recursos para a Inclusão  

CRI - Centro de Recursos para a Inclusão



O CRI dá apoio a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, portadores de deficiência intelectual ou multideficiência. É missão desta resposta social disponibilizar aos agrupamentos uma equipa multidisciplinar para avaliar e apoiar crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente, no Concelho da Amadora.

     
SAD - Serviço de Apoio Domiciliário  

SAD - Serviço de Apoio Domiciliário


Esta resposta social pretende proporcionar o bem-estar e qualidade de vida a pessoas com deficiência ou incapacidades e a idosos ou a pessoas em situação de dependência.